As credenciais de acesso G-Suite da escola, por parte dos alunos, podem ser obtidas da mesma forma que as chaves de acesso WIFI, REDE, EMAIL da escola.
Deverão ir ao local do servidor da escola e preencher os dados da mesma forma que está descrito no manual aqui no fórum, aqui:
https://forum.esmf.pt/viewtopic.php?f=1&t=7981
Se tudo estiver bem, deverão ter uma caixa, com fundo vermelho-claro, indicando o utilizador, password inicial (que devem mudar no primeiro login) e a ligação.
As ligações para acesso ao G-Suite podem ser feitas a partir dos endereços:
http://mail.aen2-abrantes.pt ou http://mail.alunos.aen2-abrantes.pt
Ambas funcionam para o mesmo objectivo. O que faz realmente a distinção é o tipo de utilizador.
IMPORTANTE: Todos os processos foram automatizados na exportação de contas. Poderão haver problemas pontuais derivados de caracteres especiais nos nomes. Tem havido problemas com nomes inscritos no E360 com tudo em maiúsculas onde os caracteres Õ e à são absorvidos. Embora tenha desenvolvido esforços no código de conversão colmatar algumas situações excepcionais, haverão seguramente problemas não identificados. Pede-se o contacto com a equipa de apoio TIC para resolver esses casos, ou para o meu e-mail jorge.miguel.ferreira@escola.esmf.pt
AS CONTAS G-SUITE utilizam o E-MAIL do servidor da escola para recuperação de passwords (esquecimento ou expiração). Deverá haver esse cuidado de comparar a conta indicada no G-Suite como conta de recuperação e a que está associada ao utilizador real na rede escolar do Agrupamento de Escolas Nº2 de Abrantes.
GSuite - Alunos
Re: GSuite - Alunos
CASOS DE PROBLEMAS COM RECUPERAÇÃO DA SENHA DE ACESSO
A forma programada e controlada para efectivar a recuperação das senhas de acesso foi limitada aos endereços do servidor da escola para mitigar roubos de identidade digital. Da experiencia que temos tido, existem alguns problemas associados aos registos, porque pode haver dados errados no processo do(a) aluno(a) no E360 (onde todo o processo vai buscar a informação relevante).
O sistema, para obtenção das chaves de acesso ao e-mail do servidor da escola, GSuite, WIFI e terminais dos computadores (biblioteca para alunos, restantes para os docentes/não docentes), depende essencialmente do número de cartão, da data de nascimento, da entidade detentora do processo, e eventualmente do número de telefone fixo que se encontra registado no E360. Complementarmente para a recuperação das senhas de acesso ao GIAE são necessários os dados certos do e-mail (pessoal) do aluno, para recuperar acessos do tipo aNNNN, e do encarregado de educação, para recuperação os acessos do tipo eeNNNN.
A escola é alheia nos casos de mau registo de dados durante o processo de matrículas (portal das matrículas), cujo dados registados serão transferidos para o processo no E360.
Pede-se a devida atenção que os dados apenas são tratados em ciclos nocturnos, o que implica as alterações feitas no E360 só serão processadas no dia seguinte. Para uma resolução mais célere contacte-nos para a equipa de apoio TIC.
A forma programada e controlada para efectivar a recuperação das senhas de acesso foi limitada aos endereços do servidor da escola para mitigar roubos de identidade digital. Da experiencia que temos tido, existem alguns problemas associados aos registos, porque pode haver dados errados no processo do(a) aluno(a) no E360 (onde todo o processo vai buscar a informação relevante).
O sistema, para obtenção das chaves de acesso ao e-mail do servidor da escola, GSuite, WIFI e terminais dos computadores (biblioteca para alunos, restantes para os docentes/não docentes), depende essencialmente do número de cartão, da data de nascimento, da entidade detentora do processo, e eventualmente do número de telefone fixo que se encontra registado no E360. Complementarmente para a recuperação das senhas de acesso ao GIAE são necessários os dados certos do e-mail (pessoal) do aluno, para recuperar acessos do tipo aNNNN, e do encarregado de educação, para recuperação os acessos do tipo eeNNNN.
A escola é alheia nos casos de mau registo de dados durante o processo de matrículas (portal das matrículas), cujo dados registados serão transferidos para o processo no E360.
Pede-se a devida atenção que os dados apenas são tratados em ciclos nocturnos, o que implica as alterações feitas no E360 só serão processadas no dia seguinte. Para uma resolução mais célere contacte-nos para a equipa de apoio TIC.
Who is online
Users browsing this forum: No registered users and 0 guests