Activação do microfone "mudo" - Sessões ONLINE sem "o meu som"
Posted: Tue Sep 14, 2021 9:21 am
Actualizado a 21 de Outubro, 2021.
É uma questão recorrente e algumas vezes pelas mesmas pessoas.
Anexo um vídeo exemplificativo da activação do microfone das câmeras utilizadas na Escola.
O procedimento é normal porque é suposto o computador bloquear o acesso ao microfone, por uma questão de "privacidade".
No entanto, não sei se o comportamento do sistema operativo será o de "memorizar as configurações", para o microfone da câmera, ligada ao porto específico USB para a sessão actual ou globalmente no computador em causa, mas tudo aparenta para a primeira possibilidade.
Antes de avançar para as configurações pode-se efectuar um teste à câmera e microfone associado, utilizando a ligação Internet https://escola.esmf.pt e ir ao icone "Testar WEBCAM". Neste teste abra a aba "Microphone" e deverá aparecer, à primeira vez, o Explorador de Internet a questionar a autorização de utilização de (captura) som/microfone... Neste teste ao falar ou produzir sons deverá observar no gráfico o "movimento" associado. Note-se, no entanto, que não pode testar a câmere e microfone com a sessão GSuite activa (pelo menos com a captura ligada). Caso não aconteça a captura de som (gráfico parado), há três caminhos a verificar:
Note-se que para aparecer a pesquisa, no windows 10 e 7, carrega-se na tecla Windows (a da bandeirinha à esquerda da barra de espaços) e escrevendo "control". Note-se que existem outras formas de abrir o painel de controlo: Escrevendo na barra de endereços do explorador de ficheiros a palavra control e carregar em ENTER, sendo uma delas...
O procedimento é comum entre as diversas versões do Windows, porém no Windows 7 o acesso ao mesmo menu de escolhas de dispositivos de "gravação" pode ser feita com o botão direito do rato sobre o ícone "do áudio" do windows, e escolher a opção "mostrar dispositivos de gravação"...
** No vídeo vê-se a mudança de selecção do modo de visualização de "Icones grandes" para "Categorias" (ou grupos) e depois para "Icones grandes". Isto serve para demonstrar os diferentes modos de apresentação do painel de controlo, do qual queremos ver "Icones" e não "Categorias", para podermos aceder ao elemento que pretendemos de seguida.
É uma questão recorrente e algumas vezes pelas mesmas pessoas.
Anexo um vídeo exemplificativo da activação do microfone das câmeras utilizadas na Escola.
O procedimento é normal porque é suposto o computador bloquear o acesso ao microfone, por uma questão de "privacidade".
No entanto, não sei se o comportamento do sistema operativo será o de "memorizar as configurações", para o microfone da câmera, ligada ao porto específico USB para a sessão actual ou globalmente no computador em causa, mas tudo aparenta para a primeira possibilidade.
Antes de avançar para as configurações pode-se efectuar um teste à câmera e microfone associado, utilizando a ligação Internet https://escola.esmf.pt e ir ao icone "Testar WEBCAM". Neste teste abra a aba "Microphone" e deverá aparecer, à primeira vez, o Explorador de Internet a questionar a autorização de utilização de (captura) som/microfone... Neste teste ao falar ou produzir sons deverá observar no gráfico o "movimento" associado. Note-se, no entanto, que não pode testar a câmere e microfone com a sessão GSuite activa (pelo menos com a captura ligada). Caso não aconteça a captura de som (gráfico parado), há três caminhos a verificar:
- 1 - Seleccionar o microfone correcto, caso o computador tenha mais do que uma "entrada" (normalmente nos computadores com placa de som integrada) e ao mesmo tempo a conexão da Câmera USB, a qual cria um "microfone USB". Pode ocorrer que o "microfone predefinido" seja o da placa de som integrado e com isso a captura resulte em "nenhum som"
- 2 - Seleccionar o microfone correcto na sessão do GSuite. Mais uma vez, de acordo com a formação dada na escola, foi explicada/demonstrada a selecção do dispositivo de captura ou Microfone. No caso do passo abaixo o microfone USB já se encontrar activo (sem o traço vermelho sobre o altifalante, segundo o vídeo anexo), no GSuite poderá ser necessário seleccionar o microfone certo
- 3 - Resolver o problema do microfone desactivado na "mesa de mistura de som", na parte de "captura de som". Infelizmente, nas novas versões do Windows, a opção de abrir os dispositivos de captura não está disponível com o botão direito do rato sobre o icone do som (até ao Windows 7 tínhamos esse atalho). Nas novas versões temos de ir pelo painel de controlo... conforme o manual abaixo.
Note-se que para aparecer a pesquisa, no windows 10 e 7, carrega-se na tecla Windows (a da bandeirinha à esquerda da barra de espaços) e escrevendo "control". Note-se que existem outras formas de abrir o painel de controlo: Escrevendo na barra de endereços do explorador de ficheiros a palavra control e carregar em ENTER, sendo uma delas...
O procedimento é comum entre as diversas versões do Windows, porém no Windows 7 o acesso ao mesmo menu de escolhas de dispositivos de "gravação" pode ser feita com o botão direito do rato sobre o ícone "do áudio" do windows, e escolher a opção "mostrar dispositivos de gravação"...
** No vídeo vê-se a mudança de selecção do modo de visualização de "Icones grandes" para "Categorias" (ou grupos) e depois para "Icones grandes". Isto serve para demonstrar os diferentes modos de apresentação do painel de controlo, do qual queremos ver "Icones" e não "Categorias", para podermos aceder ao elemento que pretendemos de seguida.