GSuite - Alunos - Senhas e recuperação
Posted: Fri Jul 09, 2021 12:04 pm
GSuite - Alunos - Senhas e recuperação
Os pedidos de recuperação de senhas, quando não é possível pelo processo normal via página do servidor da https://escola.esmf.pt na funcionalidade de Obter Credenciais GIAE, WIFI, EMAIL, G-SUITE, quando esta falha por motivos de dados errados*, necessários à validação mínima, estes deverão ser pedidos para jorge.miguel.ferreira@escola.esmf.pt . Outros meios de contacto para gestão de acessos GIAE e G-SUITE irão demorar ou eventualmente não serão atendidos.
Há casos que aparecem mensagens que "A senha de acesso foi modificada à x dias" (ou meses). Essas "modificações" são referentes aos processos de importação de contas e sincronização de dados entre o servidor da escola e o servidor de dados do GSuite (Google). Quando ocorre uma situação desta natureza, a senha do Aluno é sempre reposta para a de origem (que pode ser obtida na ligação de Obter credenciais).
Há outros casos, raros, de partilha de chaves de acesso que poderão ser alvo de abuso...os alunos trocam informação entre si ou instalam programas nos computadores ou telemóveis e que vem com "extras" que podem capturar a digitação de teclas - keyloggers. Muitas aplicações de origem duvidosa fazem o "gratuito" ser pago com outros custos ocultos... Nesses casos nada podemos fazer a não ser a reposição da senha na conta alvo.
Caso sejam detectadas situações extremas de abuso de utilização (envio de malware e similares), a conta será barrada e notificada a Direcção do Agrupamento.
* Dados errados que normalmente encontramos: No registo das Matriculas não houve cuidado em conferir a data de nascimento de aluno e números de telefone de contacto com a escola (principalmente o número de telefone fixo, que é o primário na verificação). Caso não tenha número de telefone fixo, deverá colocar o número de telemóvel que menos muda no agregado familiar. A informação dada no portal das Matriculas é a mesma que será utilizada pelo sistema (é sincronizado todas as noites).
Os pedidos de recuperação de senhas, quando não é possível pelo processo normal via página do servidor da https://escola.esmf.pt na funcionalidade de Obter Credenciais GIAE, WIFI, EMAIL, G-SUITE, quando esta falha por motivos de dados errados*, necessários à validação mínima, estes deverão ser pedidos para jorge.miguel.ferreira@escola.esmf.pt . Outros meios de contacto para gestão de acessos GIAE e G-SUITE irão demorar ou eventualmente não serão atendidos.
Há casos que aparecem mensagens que "A senha de acesso foi modificada à x dias" (ou meses). Essas "modificações" são referentes aos processos de importação de contas e sincronização de dados entre o servidor da escola e o servidor de dados do GSuite (Google). Quando ocorre uma situação desta natureza, a senha do Aluno é sempre reposta para a de origem (que pode ser obtida na ligação de Obter credenciais).
Há outros casos, raros, de partilha de chaves de acesso que poderão ser alvo de abuso...os alunos trocam informação entre si ou instalam programas nos computadores ou telemóveis e que vem com "extras" que podem capturar a digitação de teclas - keyloggers. Muitas aplicações de origem duvidosa fazem o "gratuito" ser pago com outros custos ocultos... Nesses casos nada podemos fazer a não ser a reposição da senha na conta alvo.
Caso sejam detectadas situações extremas de abuso de utilização (envio de malware e similares), a conta será barrada e notificada a Direcção do Agrupamento.
* Dados errados que normalmente encontramos: No registo das Matriculas não houve cuidado em conferir a data de nascimento de aluno e números de telefone de contacto com a escola (principalmente o número de telefone fixo, que é o primário na verificação). Caso não tenha número de telefone fixo, deverá colocar o número de telemóvel que menos muda no agregado familiar. A informação dada no portal das Matriculas é a mesma que será utilizada pelo sistema (é sincronizado todas as noites).