Correio electrónico do Agrupamento (esmf.pt). Programas externos.
Posted: Fri Dec 16, 2011 11:05 am
ATENÇÃO - INFORMAÇÃO PRELIMINAR - PARA UTILIZADORES AVANÇADOS
ACTUALIZADO: 08 JUNHO 2020 - Mudança de nome servidor SMTP
ACTUALIZADO: 07 JULHO 2022 - Conclusão da simplificação do domínio. Mudança de @escola.esmf.pt para @esmf.pt
Este modo de acesso ainda está em testes e poderão haver alguns problemas pontuais.
Como utilizar um programa de correio para aceder ao correio electrónico do Agrupamento.
Pré-requisitos:
(1) Estar conectado via WIFI na escola via ESMF-RADIUS ou MINEDU (em testes)
(1B) Ou estar conectado externamente à escola via Internet (em casa, 4g/3g ou equivalentes/superiores, ...)
(2) TER INSTALADO UM PROGRAMA DE GESTÃO DE CORREIO COM SUPORTE IMAP-S
(Aconselhamos o protocolo IMAP(s) pois sincroniza correctamente as "pastas" criadas no Horde/Webmail). Por exemplo, MSOutlook, Thunderbird, OsX Mail,...
Não aconselhamos: Outlook-Express.
Os dados a colocar para o programa são:
Servidor de recepção: TIPO IMAP
Servidor/Endereço: imaps.esmf.pt
Modo de conexão TLS/SSL (aceitar qualquer certificado)
Porto: 993
Servidor de envio: TIPO SMTP
Servidor/Endereço: mail.esmf.pt
Modo de conexão: TLS/SSL (aceitar qualquer certificado)
Porto: 465
Importante: A Opção "O servidor requer autenticação" tem de estar activa.
Utilizador / Password: As mesmas utilizadas no Webmail (no login o utilizador NÃO tem o @esmf.pt )
Nome completo: O seu nome, que queira personalizar (será este que irá aparecer a quem enviar mensagens)
* O sistema exige que o utilizador tenha a autenticação activa para poder enviar/receber email a partir dos servidores da escola
* AS CONTAS QUE FOREM DETECTADAS A ENVIAR VIRUS/SPAM SERÃO DESACTIVADAS NA ESTRUTURA BASE - ISTO IMPLICA BLOQUEIO AO ACESSO DAS OUTRAS APLICAÇÕES NA ESCOLA RELATIVAMENTE À CONTA QUE PROMOVEU OS PROBLEMAS. CONSIDERE-SE AVISADO DAS REGRAS A ADOPTAR E AS CONSEQUÊNCIAS DO USO INDEVIDO.
* Não deve, de todo, alterar o nome da caixa de correio real*, caso contrário não lhe poderão responder ou enviar-lhe mensagens.
(1) primeiro.segundo.ultimo@esmf.pt *
(2) fnnn@esmf.pt
Pode obter o seu "primeiro.segundo.ultimo@esmf.pt", definido pelo Agrupamento, indo ao "livro de endereços do Agrupamento" e procurar a sua conta. Depois vai ao separador "Organização" e lá está visível o seu endereço "personalizado".
Pode ainda obter o seu endereço de correio electrónico válido para a sua conta recorrendo ao sistema HORDE. Após login com sucesso, naquela plataforma, irá aparecer no canto superior direito o endereço associado. É esse o endereço que deve utilizar, caso contrário poderá haver respostas para um endereço errado ou inexistente.
ACTUALIZADO: 08 JUNHO 2020 - Mudança de nome servidor SMTP
ACTUALIZADO: 07 JULHO 2022 - Conclusão da simplificação do domínio. Mudança de @escola.esmf.pt para @esmf.pt
Este modo de acesso ainda está em testes e poderão haver alguns problemas pontuais.
Como utilizar um programa de correio para aceder ao correio electrónico do Agrupamento.
Pré-requisitos:
(1) Estar conectado via WIFI na escola via ESMF-RADIUS ou MINEDU (em testes)
(1B) Ou estar conectado externamente à escola via Internet (em casa, 4g/3g ou equivalentes/superiores, ...)
(2) TER INSTALADO UM PROGRAMA DE GESTÃO DE CORREIO COM SUPORTE IMAP-S
(Aconselhamos o protocolo IMAP(s) pois sincroniza correctamente as "pastas" criadas no Horde/Webmail). Por exemplo, MSOutlook, Thunderbird, OsX Mail,...
Não aconselhamos: Outlook-Express.
Os dados a colocar para o programa são:
Servidor de recepção: TIPO IMAP
Servidor/Endereço: imaps.esmf.pt
Modo de conexão TLS/SSL (aceitar qualquer certificado)
Porto: 993
Servidor de envio: TIPO SMTP
Servidor/Endereço: mail.esmf.pt
Modo de conexão: TLS/SSL (aceitar qualquer certificado)
Porto: 465
Importante: A Opção "O servidor requer autenticação" tem de estar activa.
Utilizador / Password: As mesmas utilizadas no Webmail (no login o utilizador NÃO tem o @esmf.pt )
Nome completo: O seu nome, que queira personalizar (será este que irá aparecer a quem enviar mensagens)
* O sistema exige que o utilizador tenha a autenticação activa para poder enviar/receber email a partir dos servidores da escola
* AS CONTAS QUE FOREM DETECTADAS A ENVIAR VIRUS/SPAM SERÃO DESACTIVADAS NA ESTRUTURA BASE - ISTO IMPLICA BLOQUEIO AO ACESSO DAS OUTRAS APLICAÇÕES NA ESCOLA RELATIVAMENTE À CONTA QUE PROMOVEU OS PROBLEMAS. CONSIDERE-SE AVISADO DAS REGRAS A ADOPTAR E AS CONSEQUÊNCIAS DO USO INDEVIDO.
* Não deve, de todo, alterar o nome da caixa de correio real*, caso contrário não lhe poderão responder ou enviar-lhe mensagens.
Essa designação pode ser dada por duas formas, uma mais amigável ao humano e outra, a designação do utilizador no sistema, menos inteligível:Como sei qual é o meu nome de caixa de correio real?
(1) primeiro.segundo.ultimo@esmf.pt *
(2) fnnn@esmf.pt
Pode obter o seu "primeiro.segundo.ultimo@esmf.pt", definido pelo Agrupamento, indo ao "livro de endereços do Agrupamento" e procurar a sua conta. Depois vai ao separador "Organização" e lá está visível o seu endereço "personalizado".
Pode ainda obter o seu endereço de correio electrónico válido para a sua conta recorrendo ao sistema HORDE. Após login com sucesso, naquela plataforma, irá aparecer no canto superior direito o endereço associado. É esse o endereço que deve utilizar, caso contrário poderá haver respostas para um endereço errado ou inexistente.