Acesso ao correio HOTMAIL

Sugest
Post Reply
User avatar
admin
Site Admin
Posts: 109
Joined: Mon Nov 14, 2005 1:35 pm
Contact:

Acesso ao correio HOTMAIL

Post by admin » Wed Dec 14, 2011 12:51 pm

:!: Por muitas vezes somos deparados com a mesma questão repetidamente : "Não consigo entrar no meu hotmail cá na rede da escola..."

Pois bem, deve usar o hotmail de forma correcta (e isto aplica-se mesmo fora da escola).
Entre no hotmail a partir de:

Code: Select all

https://login.live.com
Passo a explicar:
A rede da escola está implementada de forma a bloquear as ligações a contas de correio sobre ligações não seguras.
Isto é para evitar que sejam roubadas as senhas de acesso a essas contas (mitigando o problema de roubos de identidade, que cada vez são maiores em número e provocam muitos problemas, por vezes graves).
De uma forma genérica, todos os sítios Internet, que contenham acessos autenticados, deviam de ter uma forma de redireccionar as ligações não seguras para o modo SSL (mais seguro), evitando-se (mitigando) alguns problemas de acesso às contas que são bem conhecidos pela comunidade Internet. Por exemplo, o gmail (entre outros) faz isso e é de aplaudir a implementação deles por isso.

Dado que nem todos os operadores "obrigam" a uma utilização segura, a escola por seu turno obriga a uma ligação segura ao operador.
:idea: No caso do hotmail, o operador (Microsoft) tem algures uma opção para activar o modo seguro https na opção pessoal do utilizador. Esta devia de ser norma. Se não tem o seu acesso como usar neste modo devia de o fazer, principalmente se usa redes WIFI públicas (netcafés, esplanadas, redes públicas...).

Mesmo para a rede ESMF-RADIUS, não somos tão permissivos ao uso do hotmail via http, mas sim via https. Isto previne os tais pensamentos do tipo "estão a controlar aquilo que vejo.".

Portanto, se pretender usar de forma correcta o seu endereço de correio externo, qualquer que seja o operador, use-o na forma https. Se o operador não tiver esse modo, reclame perante o operador.

:!: SE TENTA ACEDER VIA HTTPS A UMA CONTA DE CORREIO QUE NÃO ESTÁ A FUNCIONAR CORRECTAMENTE NA ESCOLA, PEDE-SE O FAVOR DE INFORMAR QUAL.
As regras de passagem de tráfego SSL (https) estão na forma de filtragem não permissiva (bloqueia-se, excepto)*. Isto implica ir-se adicionando as regras de excepção para deixar passar (gamas IP). À medida que estas vão sendo adicionadas (após verificação), vamos melhorando os serviços prestados pela Escola.

:!: Já agora: Quando o explorador pede para guardar a senha, indique que não. Pode ainda melhorar a sua segurança usando o explorador de forma segura (no firefox, por exemplo, pode iniciar uma sessão segura em Ferramentas -> "Inciciar Navegação Privada").

* Estas regras são criadas no sentido de bloquear sítios proxies e algumas worms / vírus sob https.

Post Reply

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 3 guests