Page 1 of 1

Instalação de certificados OPENVPN

Posted: Sun Oct 23, 2011 11:42 pm
by admin
Pré-requisitos (para conexão à rede da escola remotamente): Certificados emitidos pela administração informática do agrupamento.
* Não confundir este sistema com o acesso WIFI-RADIUS (ESMF-RADIUS). São assuntos distintos, e que de forma alguma são relacionados.

Passo 1 - Instalação/Upgrade do OpenVPN.

O programa deverá ser descarregado a partir de http://www.openvpn.net na parte Comunity, em:

https://openvpn.net/index.php/download/ ... loads.html

A Versão actual à data desta mensagem está em anexo para clientes Windows. (Clientes Linux podem ser instalados a partir do programa yum / apt).

Para o caso de não conseguir descarregar do site acima referido, pode aceder ao anexo à mensagem o ficheiro de instalação para o Windows (7 ou superior) em 32/64bit. Deverá dezipar. De notar que a versão abaixo é a 2.4.3 (na altura deste post).

Re: Instalação de certificados OPENVPN

Posted: Sun Oct 23, 2011 11:46 pm
by admin
Passo 2 - Proceder à instalação da aplicação.

Ao executar-se o programa de instalação do OpenVPN, irão ser apresentados alguns modos de configuração. Para o efeito, este manual pressupõe a instalação com as opções originais não modificadas, assim serão apresentados os seguintes quadros (a aparência poderá ser diferente, no que toca a gráficos):

Re: Instalação de certificados OPENVPN

Posted: Sun Oct 23, 2011 11:47 pm
by admin
Como o sistema usa uma interface de rede virtual esta tem que instalar o novo "hardware" - pelo que o sistema operativo deverá apresentar o aviso de instalação de hardware desconhecido, sem ter passado pelos testes de hardware da microsoft - LEIA-SE : SEM que o fabricante tenha PAGO à micro$oft para que o dispositivo esteja listado ...

Re: Instalação de certificados OPENVPN

Posted: Sun Oct 23, 2011 11:53 pm
by admin
Depois de tudo instalado, poderão aparecer mais 2 ícones no systray. Ver abaixo na gravura.
Caso não apareçam é porque o programa não instalou o arranque automático (o que de certa forma é o que deveria de acontecer com todos os programas que se instalam...) - Então, para se poder ver os computadores vermelhos (não conectado) deverá ser executada a aplicação "OpenVPN GUI" que será encontrada no ambiente de trabalho.

Por outro lado, se for ao painel-de-controlo ( ou propriedades de "os meus locais na rede" ) e ir às ligações de rede, verificará esta janela:
Nota: As suas propriedades dependem do que está instalado - portanto podem haver mais ou menos items, mas necessitamos que seja tomada a atenção no "ligação de área local #n" EM QUE O DISPOSITIVO SEJA O "TAP-WIN32 Adapter Vx". (x depende da versão do openvpn, pelo que pode ser qualquer número, não previsto neste manual).

Aqui para evitar confusão posterior, deverá ser alterado o nome do interface para "OpenVPN"...

Re: Instalação de certificados OPENVPN

Posted: Sun Oct 23, 2011 11:58 pm
by admin
3 - Deverá ter sido enviado (entregue) ou pedido os certificados para usar o túnel de encriptação. Actualmente eles são enviados em formato ZIP contendo 5 ficheiros, estes deverão ser descompactados para o directório config que está dentro do directório programas\OpenVPN ...


NOTA IMPORTANTE - SE NECESSITAR que o sistema arranque automaticamente o núcleo do OpenVPN (não aconselhável para máquinas em que uso da VPN seja esporádico) - permitindo as contas de utilizadores poderem usar a Internet - deverão colocar O CONTEUDO ( 5 ficheiros ) DIRECTAMENTE NO DIRECTÓRIO config e NÃO config/esmf.net que como por defeito fica. VER NO TOPICO - OPENVPN Automode/Service.

Re: Instalação de certificados OPENVPN

Posted: Mon Oct 24, 2011 12:02 am
by admin
Por fim, quando necessário, pode ligar a VPN para poder aceder aos recursos da Escola remotamente.
A explicação para o uso desses recursos está definida noutros tópicos deste fórum.
Outra documentação para algumas estruturas está difundida no sitio Internet da Escola.