Computadores SGEC - TIPO-2 - LTE "sem funcionar" - RESOLVIDO

Nesta parte do fórum tratamos das informações técnicas e configurações relacionadas.
Post Reply
User avatar
admin
Site Admin
Posts: 109
Joined: Mon Nov 14, 2005 1:35 pm
Contact:

Computadores SGEC - TIPO-2 - LTE "sem funcionar" - RESOLVIDO

Post by admin » Sat Sep 11, 2021 2:28 am

Hoje deparei-me com uma máquina do tipo 2 (Insys GW1-W148) cujo os sintomas eram os seguintes:
O Módulo LTE aparenta ter "desaparecido" do sistema (a nível lógico, entenda-se).

Apareciam duas placas de rede: A normal ethernet... e uma outra RNIS com o IP 192.168.0.100 com um "router" a aparecer no IP 192.168.0.1 e a "sobrepor" a rede wifi ou a de cabo (maior prioridade que as outras, pelo menos no WIFI).
No gestor de dispositivos aparecem 2 relacionados com este módulo, cujo identificadores hardware são os seguintes:

USB\VID_1286&PID_4E31&MI_02 (Marvell DIAG USB)
USB\VID_1286&PID_4E31&MI_04 (Marvell AT Interface)


Depois de muita paciência, lá consegui encontrar os drivers para esses dois macacos... mas apenas permitiram criar algumas modificações e executar o diagnóstico do módulo (por comandos AT, no firmware desenvolvido pela GOSUNCN). Depois de efectuar todos os testes nesse modo e mudar a forma (limitada) de algumas definições, o Modem teimava em manter o "módulo Router" activo...
Pois bem, tudo aparenta estar "certo" com o módulo LTE.
Como é que mudamos, então, o modo "gerido" como router autónomo para o modo gerido pelo Windows? Depois de muita paciência lá vi onde...
Ou seja, não eram necessários sequer os drivers (a não ser que fosse necessário repor as configurações de fábrica do módulo com o comando ATZ)

Fazemos assim:

Abrimos com um explorador de internet o endereço http://192.168.0.1 que é o endereço do módulo "router" integrado.
Depois fazemos o login com "admin" no campo de utilizador e password.
O Módulo vai logo para o "Wizard" de configuração no qual devemos cancelar o processo e ir ao ponto mais importante: Ir à aba "Router" e seleccionar a opção de "Power" e clicar no botão "desligar o router".
Isto vai fazer com que o módulo termine as suas funcionalidades de router e conecte ao sistema operativo (Windows ou Linux) a interface de gestão do próprio (coloca a interface no modo MBIM USB). Não parece óbvio ao inicio mas é o que se deve fazer.

Não sei como raio o computador (ou software instalado) mandou o módulo LTE iniciar-se com o modo router activo ... ou se este arrancou depois de uma completa drenagem da bateria... mas fica aqui a dica para resolver o mistério.
Nota - eu tinha pedido ao fornecedor alguma informação acerca deste assunto e a resposta deles foi para dar o número de série (para enviar o equipamento...?). Ou seja, uma resposta que não resolve o problema. Isto declaradamente não era um assunto de avaria do módulo mas sim alguma desconfiguração nele.
De qualquer forma, para os casos mais bicudos de módulos bloqueados de outras formas, anexo aqui os ficheiros com os drivers, para os ID acima referenciados.
Attachments
macacos.7z
Drivers Win 64bit Marvell AT+DIAG USB
(1.33 MiB) Downloaded 304 times

Post Reply

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests