Correio electrónico do Agrupamento (esmf.pt). Programas externos.

Nesta parte do fórum tratamos das informações técnicas e configurações relacionadas.
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Correio electrónico do Agrupamento (esmf.pt). Programas externos.

Post by admin » Fri Dec 16, 2011 11:05 am

ATENÇÃO - INFORMAÇÃO PRELIMINAR - PARA UTILIZADORES AVANÇADOS
ACTUALIZADO: 08 JUNHO 2020 - Mudança de nome servidor SMTP
ACTUALIZADO: 07 JULHO 2022 - Conclusão da simplificação do domínio. Mudança de @escola.esmf.pt para @esmf.pt

Este modo de acesso ainda está em testes e poderão haver alguns problemas pontuais.

Como utilizar um programa de correio para aceder ao correio electrónico do Agrupamento.
Pré-requisitos:

(1) Estar conectado via WIFI na escola via ESMF-RADIUS ou MINEDU (em testes)
(1B) Ou estar conectado externamente à escola via Internet (em casa, 4g/3g ou equivalentes/superiores, ...)
(2) TER INSTALADO UM PROGRAMA DE GESTÃO DE CORREIO COM SUPORTE IMAP-S
(Aconselhamos o protocolo IMAP(s) pois sincroniza correctamente as "pastas" criadas no Horde/Webmail). Por exemplo, MSOutlook, Thunderbird, OsX Mail,...
Não aconselhamos: Outlook-Express.


Os dados a colocar para o programa são:


Servidor de recepção: TIPO IMAP
Servidor/Endereço: imaps.esmf.pt
Modo de conexão TLS/SSL (aceitar qualquer certificado)
Porto: 993

Servidor de envio: TIPO SMTP
Servidor/Endereço: mail.esmf.pt
Modo de conexão: TLS/SSL (aceitar qualquer certificado)
Porto: 465
Importante: A Opção "O servidor requer autenticação" tem de estar activa.

Utilizador / Password: As mesmas utilizadas no Webmail (no login o utilizador NÃO tem o @esmf.pt )
Nome completo: O seu nome, que queira personalizar (será este que irá aparecer a quem enviar mensagens)



* :!: O sistema exige que o utilizador tenha a autenticação activa para poder enviar/receber email a partir dos servidores da escola
* :!: AS CONTAS QUE FOREM DETECTADAS A ENVIAR VIRUS/SPAM SERÃO DESACTIVADAS NA ESTRUTURA BASE - ISTO IMPLICA BLOQUEIO AO ACESSO DAS OUTRAS APLICAÇÕES NA ESCOLA RELATIVAMENTE À CONTA QUE PROMOVEU OS PROBLEMAS. CONSIDERE-SE AVISADO DAS REGRAS A ADOPTAR E AS CONSEQUÊNCIAS DO USO INDEVIDO.

* Não deve, de todo, alterar o nome da caixa de correio real*, caso contrário não lhe poderão responder ou enviar-lhe mensagens.
Como sei qual é o meu nome de caixa de correio real?
Essa designação pode ser dada por duas formas, uma mais amigável ao humano e outra, a designação do utilizador no sistema, menos inteligível:
(1) primeiro.segundo.ultimo@esmf.pt *
(2) fnnn@esmf.pt

:idea: Pode obter o seu "primeiro.segundo.ultimo@esmf.pt", definido pelo Agrupamento, indo ao "livro de endereços do Agrupamento" e procurar a sua conta. Depois vai ao separador "Organização" e lá está visível o seu endereço "personalizado".
:idea: Pode ainda obter o seu endereço de correio electrónico válido para a sua conta recorrendo ao sistema HORDE. Após login com sucesso, naquela plataforma, irá aparecer no canto superior direito o endereço associado. É esse o endereço que deve utilizar, caso contrário poderá haver respostas para um endereço errado ou inexistente.

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Correio electrónico do Agrupamento. Configuração Outlook 2010.

Post by admin » Thu Jan 07, 2016 12:59 pm

Correio electrónico do Agrupamento. Configuração Outlook 2010.

IMPORTANTE: O manual foi testado APENAS na rede interna da escola.

Este processo não cria a configuração de forma migratória entre postos de trabalho, ao contrário dos "documentos" e "ambiente de trabalho".
No entanto e dado que o sistema está programado para não permitir criar ficheiros PST locais nas máquinas, podem configurar as contas em todas as máquinas por onde vá utilizar. Uma vez que o programa não vai criar ficheiros PST, não vão ser criadas "cópias" de mensagens e ocupar espaço nas máquinas locais.
O correio está sincronizado com o Horde, excepto contactos e calendários.
Estamos a realizar esforços no sentido de criar um sistema centralizado de contactos para estes programas cliente.

Manual em anexo a esta mensagem, formato PDF.
Attachments
ManualOutlookIMAP.pdf
Manual de auto-configuração Outlook 2010.
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Correio electrónico do Agrupamento. iPHONE, iPAD, iTRETA

Post by admin » Mon May 04, 2020 4:20 pm

PARA QUEM TEM EQUIPAMENTOS APPLE MOBILE
(não sei se acontece o mesmo no OsX)


Há um problema que é conhecido nos equipamentos móveis com o sistema operativo da Apple (iOS) que provoca problemas com o e-mail quando o servidor leva actualização de certificados SSL/TLS.
O nosso sistema da escola utiliza renovação de certificados automaticamente de 3 em 3 meses. Isto provoca que o e-mail no iOS não funcione ou ao receber ou ao enviar ou ambos... enfim... um desastre.

Não podemos fazer nada para resolver o problema, visto isto ser da competência da Apple - eles é que tem de resolver a situação. Este problema não afecta somente o servidor da escola mas também outros a nível mundial que utilizem o mesmo tipo de certificados emitidos pela Letsencrypt.

Podem tentar dar a volta com estes links:

https://discussions.apple.com/thread/8413369
https://discussions.apple.com/thread/8217988
https://discussions.apple.com/thread/7785431

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