ESMF-UNIFI configuração WPA3

Nesta parte do fórum tratamos das informações técnicas e configurações relacionadas.
Post Reply
User avatar
admin
Site Admin
Posts: 109
Joined: Mon Nov 14, 2005 1:35 pm
Contact:

ESMF-UNIFI configuração WPA3

Post by admin » Thu Jan 27, 2022 9:56 am

Temos estado a reparar que alguns equipamentos semelhantes, de forma que ainda não foi possível apurar, não ligam a esta rede.
Reparou-se que os mesmos tem as novas placas de rede Wireless com suporte WPA3, embora não haja uma certeza se o problema ocorre, também, noutros equipamentos (com suporte WPA2).
De notar que a autenticação nesta rede é ao utilizador via RADIUS. Assim o protocolo a utilizar deverá ser o WPA3-ENTERPRISE (preferencialmente) ou WPA2-ENTERPRISE, com:

- método EAP protegido com EAP (PEAP)
- Autenticação por palavra-chave EAP-MSCHAP v2

O SSID da rede é ESMF-UNIFI (tudo em maiúsculas)

É conveniente que esteja a ser utilizado o endereço físico real da placa WIFI, ou seja desligar a opção "Utilizar endereços de hardware aleatórios" (random mac address disabled), igualmente também é conveniente desactivar a opção "Permitir a utilização de Inscrição Online para me ligar" (pelo menos na Escola Dr. Manuel Fernandes e na Escola Octávio Duarte Ferreira).

Abaixo ilustra-se, passo a passo, como adicionar manualmente a rede ESMF-UNIFI ao computador, quando este detecta mal o tipo de rede (está a ocorrer com alguma frequência, estamos a tentar resolver o problema a nível de controlador).

Note-se que os passos iniciais são resutantes da acção no botão "direito" do rato (ou touchpad) do computador, sobre o ícone da rede e escolhendo a opção "Definições de Rede e Internet".

A primeira ilustração denota o resultado do "erro" proveniente da má configuração.
Parte-se do princípio que não tem memorizado já uma "versão errada" da rede na lista de redes conhecidas, pelo que deverá eliminar essa caso o problema persista, antes de efectuar os passos ilustrados.


Demonstração do erro de conexão / detecção do tipo de rede
passo1.png
Adicionar manualmente a rede ao dispositivo
passo2.png
passo3.png
passo4.png
passo5.png
passo6.png
Colocar os dados de autenticação de utilizador
passo7.png
passo8.png

Poderá ser necessário repetir os últimos 2 passos se ocorreu algum tempo após o adicionar manual da rede (o windows em segundo plano está a tentar autenticar com as credênciais do login local).

Post Reply

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 5 guests