Activação do microfone "mudo" - Sessões ONLINE sem "o meu som"

Nesta parte do fórum tratamos das novidades, informações e dúvidas acerca dos assuntos relacionados com a área escolar.
Responder
Avatar do Utilizador
admin
Site Admin
Mensagens: 103
Registado: Segunda Nov 14, 2005 1:35 pm
Contacto:

Activação do microfone "mudo" - Sessões ONLINE sem "o meu som"

Mensagem por admin » Terça Set 14, 2021 9:21 am

Actualizado a 21 de Outubro, 2021.

É uma questão recorrente e algumas vezes pelas mesmas pessoas.
Anexo um vídeo exemplificativo da activação do microfone das câmeras utilizadas na Escola.
O procedimento é normal porque é suposto o computador bloquear o acesso ao microfone, por uma questão de "privacidade".
No entanto, não sei se o comportamento do sistema operativo será o de "memorizar as configurações", para o microfone da câmera, ligada ao porto específico USB para a sessão actual ou globalmente no computador em causa, mas tudo aparenta para a primeira possibilidade.

Antes de avançar para as configurações pode-se efectuar um teste à câmera e microfone associado, utilizando a ligação Internet https://escola.esmf.pt e ir ao icone "Testar WEBCAM". Neste teste abra a aba "Microphone" e deverá aparecer, à primeira vez, o Explorador de Internet a questionar a autorização de utilização de (captura) som/microfone... Neste teste ao falar ou produzir sons deverá observar no gráfico o "movimento" associado. Note-se, no entanto, que não pode testar a câmere e microfone com a sessão GSuite activa (pelo menos com a captura ligada). Caso não aconteça a captura de som (gráfico parado), há três caminhos a verificar:
  • 1 - Seleccionar o microfone correcto, caso o computador tenha mais do que uma "entrada" (normalmente nos computadores com placa de som integrada) e ao mesmo tempo a conexão da Câmera USB, a qual cria um "microfone USB". Pode ocorrer que o "microfone predefinido" seja o da placa de som integrado e com isso a captura resulte em "nenhum som"
  • 2 - Seleccionar o microfone correcto na sessão do GSuite. Mais uma vez, de acordo com a formação dada na escola, foi explicada/demonstrada a selecção do dispositivo de captura ou Microfone. No caso do passo abaixo o microfone USB já se encontrar activo (sem o traço vermelho sobre o altifalante, segundo o vídeo anexo), no GSuite poderá ser necessário seleccionar o microfone certo
  • 3 - Resolver o problema do microfone desactivado na "mesa de mistura de som", na parte de "captura de som". Infelizmente, nas novas versões do Windows, a opção de abrir os dispositivos de captura não está disponível com o botão direito do rato sobre o icone do som (até ao Windows 7 tínhamos esse atalho). Nas novas versões temos de ir pelo painel de controlo... conforme o manual abaixo.
IMPORTANTE: O vídeo, inicialmente, não tem som para demonstrar exactamente o problema (pois o dispositivo de captura encontra-se "silenciado"). Quando eu activar o som (clicando no altifalante) vão ouvir o resultado. Isto não é "defeito" do vídeo mas sim propositado para demonstrar a experiência sentida pelos ouvintes de uma sessão online.

Note-se que para aparecer a pesquisa, no windows 10 e 7, carrega-se na tecla Windows (a da bandeirinha à esquerda da barra de espaços) e escrevendo "control". Note-se que existem outras formas de abrir o painel de controlo: Escrevendo na barra de endereços do explorador de ficheiros a palavra control e carregar em ENTER, sendo uma delas...

O procedimento é comum entre as diversas versões do Windows, porém no Windows 7 o acesso ao mesmo menu de escolhas de dispositivos de "gravação" pode ser feita com o botão direito do rato sobre o ícone "do áudio" do windows, e escolher a opção "mostrar dispositivos de gravação"...

** No vídeo vê-se a mudança de selecção do modo de visualização de "Icones grandes" para "Categorias" (ou grupos) e depois para "Icones grandes". Isto serve para demonstrar os diferentes modos de apresentação do painel de controlo, do qual queremos ver "Icones" e não "Categorias", para podermos aceder ao elemento que pretendemos de seguida.
Anexos
2021-09-14 08-36-08.mkv
(2.06 MiB) Transferido 54 vezes

Avatar do Utilizador
admin
Site Admin
Mensagens: 103
Registado: Segunda Nov 14, 2005 1:35 pm
Contacto:

Re: Activação do microfone "mudo" - Sessões ONLINE sem "o meu som"

Mensagem por admin » Quinta Out 21, 2021 2:25 pm

Como verificar o "microfone certo" para as sessões GSuite...

Com a sessão aberta, carregue no "botão" de opções...
Screenshot from 2021-10-21 14-11-49.png
Agora escolha a opção "Definições" ou "Settings" ( de acordo com a lingua da interface utilizada )...
Screenshot from 2021-10-21 14-11-55.png
... de seguida, na parte de Áudio, escolha para o "Microfone" o dispositivo certo. Para as WEBCAM, normalmente, terá "USB" no nome do microfone ou associado o nome do fabricante da câmera.
Screenshot from 2021-10-21 14-12-03.png
Se o computador em causa tiver duas ou mais câmeras de vídeo, poderá escolher a de melhor qualidade ou funcionalidades na parte de "Vídeo", neste menu de configuração. Por exemplo, nos computadores Lenovo e HP onde ligam, também, a câmera de vídeo externa, USB, esta última terá melhor qualidade de imagem. Isto é porque são câmeras escolhidas, no processo de compra, para captura em Full-HD.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante