Page 1 of 1

Webmail - Activar modo de reciclagem global.

Posted: Sat Jan 14, 2012 7:56 pm
by admin
Por vezes é necessário activar o modo de reciclagem global. Por conveniencia (por se estar habituado a tal modo noutros operadores), ou porque o computador não mostra o botão "outro" (para se remover efectivamente as mensagens marcadas para remover), devido ao problema da área de trabalho não ser o suficiente para mostrar todos os items da plataforma.
De notar que o sistema está configurado por defeito para usar o modo de "reciclagem" local (em cada directório - ou "pasta" como é invariavelmente designado). Esse modo permite que as mensagens sejam "eliminadas" sabendo de onde. O modo global não identifica de uma forma clara de onde a mensagem "eliminada" veio.
Explicações à parte, vai-se ilustrar como se activa então o modo de "reciclagem" global:

Vai-se ao painel de preferencias (no menu principal) e depois escolhe-se a opção "Removendo e Movendo Mensagens". Depois, marca-se a opção "Quando remover as mensagens (...)" conforme se ilustra. De notar que nesta altura deverão aparecer mais opções abaixo. Nestas deverá ser escolhida ONDE É que o directório "lixo" será definido. Se for seleccionada a opção "Use virtual trash" o sistema não irá sincronizar a mensagem com o servidor de correio*. Apenas marcará no sistema Webmail Aparentemente o sistema continua a não "permitir" remover as mensagens, caso se use a "Virtual Trash". Neste caso opte pela opção "Create New Mailbox" (criar nova caixa de correio) e o sistema pedir-lhe-á um nome para associar. Após ler o resto do texto, está uma explicação que tem a continuidade da configuração do sistema.
Pode configurar as opções que pretender e que sejam convenientes. No fim, não se esqueça de carregar no botão "Guardar".

Desta forma, quando se carregar para eliminar uma mensagem, a mesma será movida para o "lixo".

:idea: Para utilizadores avançados: Se a caixa "lixo" a ser definida for na forma de "Create New Mailbox" (Criar uma nova caixa de correio), será depois pedido para inserir o nome (uma janela irá aparecer para pedir o nome da caixa a criar). *Esta caixa irá ser sincronizada com o servidor de correio e assim, se tiver configurado um programa cliente de correio para usar o sistema (outlook; thunderbird; OsX Mail; outros...) nesse programa irá aparecer o directório que criou e sincronizar-se-á as mensagens eliminadas (se tiver configurado como IMAP).
* O funcionamento de directórios acrescentados terá também implicações no directório pessoal, os quais podem ser acedidos com as configurações definidas nesta ligação: http://forum.esmf.pt/viewtopic.php?f=1& ... 8005#p8005

Webmail - Reciclagem global - Continua a não permitir remove

Posted: Wed Feb 01, 2012 12:27 pm
by admin
Configurei o Webmail, com o modo de Reciclagem global, mas o sistema continua a não permitir remover as mensagens eliminadas...
Este problema recentemente detectado deve-se pelo facto de ter sido associada à caixa de lixo a "Virtual Trash". Devido a um erro que ainda não conseguimos detectar, esta mailbox não permite, pelos vistos, a eliminação definitiva das mensagens.
A solução encontrada foi ao definir o "remover e mover as mensagens", seleccionar a opção "Create New Mailbox" (criar uma nova "caixa de correio"/"pasta"). No entanto pede-se a devida atenção para o seguinte:
O sistema irá mostrar a "pasta" criada logo após esta ser criada mas, posteriormente, quando voltar a entrar no sistema esta "pasta" não irá aparecer - em vez dela, aparecerá a "pasta" Trash. Não sabemos ao certo se esta pasta reaparece porque anteriormente foi usada a opção "VirtualBox" ou se é funcionalidade do sistema em si. O que acontece, neste caso, é que a opção "eliminar" vai, efectivamente, eliminar a mensagem de vez.
:!: Por medida de precaução não utilize o nome "Trash" para a nova "pasta" a criar.